Novidade

Santa Vitória do Palmar tem centro de atendimento ao autista

Casulo, fundado a partir da demanda de diversas famílias conta com equipe multiprofissional

Divulgação -

Fundado em fevereiro deste ano, o Centro de Atendimento ao Autista Casulo vem tendo cada vez mais demanda em Santa Vitória do Palmar. Este é o segundo espaço especializado a este público na Zona Sul, junto com Pelotas. Em breve, os moradores do Chuí também serão atendidos no local.

Criado em uma parceria entre Poder Público e comunidade, após demanda dos pais, o Casulo funciona de segunda a sexta-feira, em dois turnos, contando com equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia, além da administração e higienização. Em breve, terá ainda fisioterapeuta, conta a administradora do espaço, Raquel Buettge.

A iniciativa, criada em 2019 por grupo de mães na luta por direitos, em um período no qual o atendimento ainda era feito em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), acabou recebendo apoio das Eólicas do Sul para a compra de equipamentos e a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar cedeu o antigo prédio da Escola Osmarino de Oliveira Terra, no bairro Brasiliano, para poder colocar o Centro em operação.

Conheça melhor o trabalho

Atualmente, de 20 a 25 autistas são atendidos diariamente, com graus diversos do transtorno e idades entre um e 20 anos. O trabalho é realizado em formato de rodízio, com 70 famílias já cadastradas e uma lista de espera. Os atendimentos duram 45 minutos com cada profissional. A demanda, em constante crescimento (só este mês foram oito novos cadastros), deverá crescer com a chegada dos chuienses, embora haja expectativa de aumento do serviço através de uma futura parceria entre as prefeituras.

"Nosso Centro é para agregar e ajudar eles na vida pessoal", afirma Raquel. Segundo a profissional, as atividades contínuas são essenciais para a evolução dos pacientes, levando a grandes evoluções no dia a dia. O atendimento no Casulo é feito mediante encaminhamento de órgãos de saúde, para pessoas que possuem laudos confirmando o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo. Além do atendimento diretamente aos pacientes, o local também trabalha com orientações para familiares e responsáveis por eles.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

96ª Expofeira Pelotas inicia comercialização de estandes Anterior

96ª Expofeira Pelotas inicia comercialização de estandes

Brasil suspende atividades de 180 empresas por telemarketing abusivo Próximo

Brasil suspende atividades de 180 empresas por telemarketing abusivo

Deixe seu comentário