Novidade
Santa Vitória do Palmar tem centro de atendimento ao autista
Casulo, fundado a partir da demanda de diversas famílias conta com equipe multiprofissional
Divulgação -
Fundado em fevereiro deste ano, o Centro de Atendimento ao Autista Casulo vem tendo cada vez mais demanda em Santa Vitória do Palmar. Este é o segundo espaço especializado a este público na Zona Sul, junto com Pelotas. Em breve, os moradores do Chuí também serão atendidos no local.
Criado em uma parceria entre Poder Público e comunidade, após demanda dos pais, o Casulo funciona de segunda a sexta-feira, em dois turnos, contando com equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia, além da administração e higienização. Em breve, terá ainda fisioterapeuta, conta a administradora do espaço, Raquel Buettge.
A iniciativa, criada em 2019 por grupo de mães na luta por direitos, em um período no qual o atendimento ainda era feito em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), acabou recebendo apoio das Eólicas do Sul para a compra de equipamentos e a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar cedeu o antigo prédio da Escola Osmarino de Oliveira Terra, no bairro Brasiliano, para poder colocar o Centro em operação.
Conheça melhor o trabalho
Atualmente, de 20 a 25 autistas são atendidos diariamente, com graus diversos do transtorno e idades entre um e 20 anos. O trabalho é realizado em formato de rodízio, com 70 famílias já cadastradas e uma lista de espera. Os atendimentos duram 45 minutos com cada profissional. A demanda, em constante crescimento (só este mês foram oito novos cadastros), deverá crescer com a chegada dos chuienses, embora haja expectativa de aumento do serviço através de uma futura parceria entre as prefeituras.
"Nosso Centro é para agregar e ajudar eles na vida pessoal", afirma Raquel. Segundo a profissional, as atividades contínuas são essenciais para a evolução dos pacientes, levando a grandes evoluções no dia a dia. O atendimento no Casulo é feito mediante encaminhamento de órgãos de saúde, para pessoas que possuem laudos confirmando o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo. Além do atendimento diretamente aos pacientes, o local também trabalha com orientações para familiares e responsáveis por eles.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário